terça-feira, 18 de outubro de 2011

Questões de vestibular

Questões de Vestibular


01. (Uerj)

Desenvolvimento limpo vale ouro.
O Brasil começa a despontar num mercado que cresce a um ritmo de 200% ao ano. É a venda de crédito de carbono, negócio criado a partir da entrada em vigor do Protocolo de Kioto, em fevereiro
passado. O país já ocupa a segunda posição entre os que mais venderam crédito de carbono, atrás
apenas da Índia, e tem cerca de um terço dos projetos na fila para certificação pela Organização das
Nações Unidas (ONU).
(RODRIGUES, L. e OLIVEIRA, E. O Globo, 08/09/2005.)

a) Indique o objetivo do Protocolo de Kioto e um país industrializado que não tenha ratificado esse acordo internacional.
b) Aponte uma característica climática do território brasileiro e a vantagem que ela proporciona para o país no mercado internacional de créditos de carbono.


02. (Fatec) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente.

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.
II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na
atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.
III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a
reciclagem é elevada.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) I e II.
d) III.
e) II e III.


03. (Pucsp)
"Depois de cinco anos sem realizar pregões, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro [...] vai voltar a respirar o ar dos negócios. No próximo dia 15, a instituição dará início ao seu mercado de créditos de carbono, tornando-se a primeira do planeta a comercializar este tipo de título [...] A instituição vai listar projetos que já foram validados por órgãos de certificação [...] que são uma promessa de boa geração
de créditos por meio de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) [...]"
(Daniele Carvalho. "Rio inicia pregão de carbono". In: Jornal do Brasil. 24 ago. 2005, p. A20)

Esses créditos vão contribuir para o "resgate de carbono" da atmosfera. Assinale a alternativa que se refere ao tratado internacional que deu origem aos MDLs e aponta os fundamentos que os justificam.

a) Protocolo de Montreal, no qual os países membros se comprometeram com a redução gradual do uso do gás clorofluorcarbono.
b) Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, em que foi emitido relatório afirmando que a ação do homem poderia estar causando o efeito estufa.
c) ECO 92, no Rio de Janeiro, na qual os países se comprometeram a reduzir voluntariamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.
d) Protocolo de Kyoto, no qual foram criadas alternativas e estabelecidas metas globais para que os países pudessem alcançar as metas de redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.
e) Convenção da Basiléia, na qual foram discutidos a comercialização e o depósito de substâncias tóxicas que podem poluir a atmosfera.

04. (Ufmt) As últimas décadas têm sido um período de reflexão em nível internacional sobre o meio ambiente. O desafio do século XXI é a sustentabilidade do planeta e, para tanto, entre outras medidas, foi firmado, em 1997, o Protocolo de Quioto que:
a) compromete-se em remodelar as indústrias de bens de consumo duráveis para diminuir os índices de gases que contribuem para o efeito estufa e aumento do buraco na camada de ozônio.
b) proíbe o aumento de pavimentação e ampliação de áreas impermeabilizadas que repercutem na capacidade de infiltração das águas no solo, provocando alterações na estocagem hídrica do planeta.
c) institui o chamado comércio de emissões, pelo qual, dentro de determinados limites, um país desenvolvido pode comprar créditos-carbono de outro que já tenha cumprido a meta de redução das emissões, com isso diminuindo sua própria cota.
d) regulamenta a interação entre natureza e atividades humanas, exigindo a diminuição das áreas destinadas à monocultura, evitando o desmatamento.
e) redistribui os espaços florestáveis e não-florestáveis, visando à recuperação ecológica pelo plantio de espécies arbóreas de crescimento rápido que permitem a silvicultura extensiva, ou seja, com fins industriais.
 
05. (FUVEST)

a) Indique a seqüência em que ocorrem os acontecimentos abaixo, causados pelo lançamento, numa represa, de grande quantidade de esgoto com resíduos orgânicos.

(1)  proliferação de seres anaeróbios.
(2)  proliferação intensa de microorganismos.
(3)  aumento de matéria orgânica disponível.
(4)  diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água.
(5)  morte dos seres aeróbios.

b)  Qual desses acontecimentos é conhecido como eutrofização?


06.(FUVEST) Dentre as várias formas de interferência do homem moderno no ambiente natural podem ser citados o efeito-estufa e a destruição da camada de ozônio. Escolha um desses dois fenômenos e explique:

a) como ele é provocado;
b) uma das conseqüências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade.


07.(FUVEST) A concentração de gás na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do século XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?

a) ampliação da área de terras cultivadas;
b) utilização crescente de combustíveis fósseis;
c) crescimento demográfico das populações humanas;
d) maior extração de alimentos do mar;
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.


08.(Ufpa) Dados do Protocolo de Kyoto indicam que em 1990 países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Federação Russa, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, França, Itália, Japão e Polônia eram responsáveis por cerca de 87% das emissões de CO2 na atmosfera. Em relação a esse Protocolo é correto afirmar:

a) O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.
b) O Protocolo de Kyoto determina a todos os países que, em curto prazo, estes reduzam os níveis de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa no planeta.
c) O Protocolo de Kyoto estabelece os mesmo níveis de emissão de gases (CO2) conforme os padrões de industrialização, bem como o modelo energético adotado pelas economias nacionais.
d) O Protocolo de Kyoto tem como meta reduzir a industrialização no mundo. Países como China, Brasil, Índia e México, que experimentam forte crescimento econômico, vivenciam sérios problemas gerados por serem obrigados a reduzir seu crescimento.
e) O Protocolo de Kyoto resultou de negociações da Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, que foram fruto de um acordo liderado pelos Estados Unidos, tendo em oposição a União Européia.


09.(Pucrio) Os graves processos de degradação do meio ambiente observados no Brasil são fruto de um crescimento econômico freqüentemente irracional e desordenado. Assinale a alternativa que NÃO descreve corretamente um desses processos.

a) A contaminação dos rios em áreas onde a garimpagem de ouro é feita com o uso de mercúrio;
b) A erosão dos solos ligados a um modelo agrícola extensivo que pratica monoculturas em ecossistemas frágeis;
c) A formação de células de calor em áreas urbanas ligadas às construções urbanas que impedem a absorção da irradiação solar;
d) O consumo de vastas superfícies de vegetação como conseqüência da expansão das cidades e da infra-estrutura de transportes;
e) O comprometimento dos escoamentos hidrográficos devido ao lançamento de dejetos industriais e esgotamentos sanitários.

10.(Ufg) Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária.
A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das
discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas,
aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação. Com relação a esses documentos,

a) explique o principal objetivo do Protocolo de Kioto quanto ao ambiente;
b) mencione dois princípios do desenvolvimento sustentável.













Gabarito 



01.
a) Redução da emissão atmosférica de gases causadores do aquecimento global.
Um dentre os países: EUA, Austrália

b) Uma dentre as características e sua respectiva vantagem:

- ventos constantes; favorece a produção de energia eólica;
- clima predominantemente quente e úmido em grande área do país; favorece o uso da energia de biomassa (álcool, biodiesel);
- clima com muitas horas de insolação ao longo do ano e incidência solar direta; favorece o uso da energia solar;
- clima predominantemente chuvoso e adequada disponibilidade territorial para reservatórios; favorece a geração de hidroeletricidade;
- clima favorável ao rápido crescimento dos vegetais e existência de vastas áreas para silvicultura; favorece a substituição do coque (carvão mineral) pelo carvão vegetal nas siderúrgicas.

02. A

03. D

04.C

05. a) 3 – 2 – 4 – 5 – 1
      b) 3

06. Efeito estufa:   a) aumento de CO2;
                            b) elevação da temperatura

Destruição da camada de ozônio:
a) eliminação de CFC;
b) passagem de radiação UV, cancerígenas e mutagênicas.

07. B

08.A

09.C

10. a)
Objetiva-se que os países, especialmente os mais industrializados, reduzam os níveis de
emissão de gases que retém o calor na atmosfera e, conseqüentemente, provocam o "efeito
estufa". Essa redução foi estabelecida em 5,2% abaixo das emissões registradas em 1990.
b)
Dois princípios, dos mencionados abaixo, além de outros:
– desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;
– utilização racional dos recursos naturais;
– distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;
– reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;
– conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;
– valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais;
– preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Um comentário:

Unknown disse...

muito bom exercicio

Postar um comentário